54

Desmame natural da Manuh

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

2 anos e 20 dias e é assim que me sinto: uma heroína!!

super-mulher-amamentando

Passamos por muitas coisas: olhares de deboche, palavras sem fundamento, pessoas sem um pingo de informação falando que depois de 6 meses a criança não precisa mais mamar.

Amamentar ainda é um assunto muito polêmico!

A OMS e o MINISTÉRIO DA SAÚDE, recomendam o aleitamento materno até no mínimo 2 anos, mas muito pediatras induzem as mães para as fórmulas prontas de mercado. Eles não explicam que essas fórmulas contém açúcar, o que é altamente viciante e é uma das razões que facilita o desmame. Essa é uma indústria muito forte, e se nós não tivermos apoio dentro de casa, sucumbimos e vamos sim gastar fortunas desnecessárias…

defensores-da-amamentacao

Como vocês sabem, aqui em casa eu tive todo o apoio necessário! Tiago foi um super companheiro. Lia tudo que passava pra ele e me animava quando as coisas estavam difíceis (amamentar muitas vezes é cansativo demais!).

paizao-e-companheiro

Até 1 ano e 4 meses a Manuh comia muito pouco. Sua principal refeição ainda era o Leite Materno. Acredito que ter ido pra escola mudou essa rotina… E conforme ela foi ganhando segurança na escola, ela foi parando de pedir o peito durante o dia!

Com 1 ano e 9 meses, ela começou a mamar 2 vezes por dia: de noite e de manhã.

Até que com 1 ano e 11 meses ela acordou e não pediu peito. Achei estranho, mas também não ofereci. Dia seguinte a mesma coisa, e no próximo também. Pronto, não mamava mais de manhã.

E aí ficamos só com o peito da noite… aquele aconchego do fim do dia… aquele nosso momento!

Comecei a reparar que esse estava sendo mais um momento para mim do que para ela, rsrsrsrsrsrsrsrsrs. Ela não recusava o peito, mas tampouco mamava por muito tempo.

Até que tivemos A conversa! Depois do banho, ela falou “mamãe pipi” (como ela chama o mamá, rsrsrsrs!) e eu disse: Filha, hoje é o último dia, tá?  Acho que já tá na hora! Tenho certeza que você não precisa mais do peito!

Ela riu!

Dia seguinte, fiquei um pouco apreensiva… chegou a hora! Dei banho e fomos para o quarto. Ela falou: Mamãe, pipi. Eu disse carinhosamente: a gente não combinou que não ia ter mais?

Ela riu! Deitou, deu um beijo de boa noite em mim e no Ti e dormiu.

E assim foi. Sem traumas, sem choro, sem fórmulas, sem leite (Manuh não toma leite… não gosta!). Um desmame natural de verdade!

Minha sensação é que foi na hora certa. Ela estava pronta e eu também!

manuh-esta-crescendo

Saí do quarto emocionada! Entendi que minha filha estava crescendo. Que vai cada vez precisar menos de mim. E como isso é difícil, não é?

Fiquei com a sensação de dever cumprido. Feliz por ter tido toda informação que tive e colocado em prática! Feliz por ver minha filha saudável e tão segura de si. Feliz por ter visto que tudo isso não foi em vão!

Agora começamos uma nova fase por aqui! Manuh já não é um bebê… é uma menininha que está cada dia mais esperta, comunicativa e sorridente! Que orgulho da minha Cururú!

Vai filha! Conquiste seu lugar no mundo! Estaremos sempre aqui, ao teu lado, pro que der e vier! A cada passo, em cada fase, seremos sempre só amor por você!

ferias-da-manuh-praia

(Para entender um pouco como conversamos com a pequena, é legal ler esse post sobre psioembriologia, afinal a Manuh é uma criança psicoembriolizada!)

Gabi

Bacharel em Teatro, Licenciada em Teatro-Educação e Pós-Graduada em Arte Integrativa, encontrei na maternidade as respostas para as minhas inquietações e angustias! A FAMÍLIA vai ser sempre meu maior aprendizado!

54 Comentários

  1. Só chorei… parabéns por ser exemplo. O mundo precisa de mais mães como você. Beijos Gabi…

  2. Aí que emoção não é? Meu filho tem 1 ano e 7 meses e ele ainda é muito apegado no peito, quase todos ao meu redor me criticam muito pois ele também não gosta muito de leite e ainda mama. Mas eu sou persistente. Rsrs parabéns.. Orgulho dessa menininha linda que é a Manuh!!

  3. Aaiinn que amoor!! Fiquei emocionada com suas palavras. Você é um exemplo de mulher! Te admiro muito Gabi! Desejo mais felicidades.

  4. Oi Gabi, que linda essa Manuh não? Muito princesa!!
    Eu sou meio “nova” para o assunto ainda, tenho 17 anos, mas eu sou apaixonada por criança e meu sonho é construir uma família e ter filho(a)! É uma das coisas que eu mais gosto, até já trabalhei na área na escola onde estudo, e tive certeza que a minha paixão é criança!! Acho lindo e único o contato que a mãe tem com a criança na hora da amamentação, sou louca pra chegar a minha hora de saber a sensação!!! Adoro vcs Gabi, Thiago e Manuhb, que Deus abençoe muito…

  5. Fiquei emocionada tb, linda história. Amamentei minha filha até 1 ano e 4 meses, e ela tb de um dia para o outro não quis mais “mamá”, depois disso tb não dei complemento, e ela come super bem hj. Estou grávida de 11 semanas, e não vejo a hora de passar por tudo isso novamente, amei amamentar, momento único.
    Parabéns pelo blog e pelo canal, acompanho os dois.
    Beijos

  6. Que lindo depoimento. Obrigada por ter dividido a maravilhosa história de vocês. É uma inspiração para quem, assim como eu, continua amamentando depois de 1ano. Desejo pra nós um lindo desmame assim como o de vocês. Grande beijo Gabiii!!! 🙂

  7. Ai Gabi me fazendo chorar aqui!!!!
    Como é bom ter o apoio de todos com relação a amamentação. Aqui estamos no oitavo mês e me sinto uma mulher Maravilha por isso. Rsrsrs
    Bjbjo

  8. Gabi, tenho 19 anos e sou casada por amor e opção, e falo que vocês dois são exemplos dentro de casa, como casal e como pais. Ainda não tenho filhos, mas quando tiver espero ser assim, criar eles com amor e ensinar o melhor da vida, espero conseguir fazer com que meu filho ou filha me olhe da forma que a manuh te olha. Acho lindo a criação que ela está tendo, e por isso parabéns pros dois! Um beijao, que Deus continue abencoando esse lar de paz ♥

  9. Nossa, meu sonho é que isso aconteça no desmame do meu filho ele já tem 1a10 meses e ainda mama em livre demanda…tenho o apoio de todos, mas msm assim ainda tem gente sem noção (incluindo alguns médicos) que dizem que não serve de nada…faço-me de surda nessas hrs rsrsrrsrsrsrs
    Grande beijo pra família mais real e verdadeira do YouTube! Adoro vcs 🙂

  10. Adorei seu relato Gabi. Tenho um baby de 4 meses em amamentação livre demanda. Não quero dar mamadeira pra ele…mas sabe que já sinto que existe uma pressão,de tios e avós,falando ah que dia ele vem dormir aqui…brincadeira mas sei que tem um fundo de verdade. E para isso terei que dar mamadeira,e não quero…como dizer não para essas situações?como fazer as pessoas entenderem a importância do aleitamento? Gostaria muito que vc respondesse sobre isso e como fez a transição direto pro copo,já que nunca vi a Manuh mamando em mamadeira. Conto com sua resposta! Parabéns pela família linda,assisto vcs a muito tempo, só não comento muito mesmo,mas dou sempre os likes heheheheh! Grande beijo a todos e sucesso sempre!

    • realmente é uma fase complicada… pra você ter uma ideia, a Manuh foi dormir na casa da avó pela primeira vez agora que parou de mamar!
      Aprendi a fingir que não escuto. Fingir que não entendo as indiretas…
      Em relação ao copo, foi super simples! Primeiro peguei um copo com canudinho acoplado, passar para o copo normal foi só um passo depois disso!Realmente, ela nunca pegou mamadeira… nunca precisou… isso facilitou!!
      Beijocas e mais beijocas!!

  11. Que lindo!
    Chorei! Aqui estamos com quase 13 meses e meu filho, Davi, ainda mama muito!
    Não estou pronta para o desmame agora. Espero chegar até os 2 anos. E ter lido sua experiência foi muito bom! Me deu força!
    Obrigada por compartilhar!
    beijo

  12. Oi Gabi, meu filho tem 2 anos e 8 meses, e ele só mama 2 vezes por dia, mas as vezes ele mama de madrugada.
    Quero fazer o desmame, mas me corta o coração, só de pensar.
    Quero que seja assim muito natural pra que ele não sofra.. Na verdade acho que quem vai sofrer mais sou eu. rsrs.. Beijoo.

  13. Parabéns pelo depoimento, isso ajuda tanto as mãe que estão no mesmo barco, nos motiva a seguir em frente! Gostaria que você explicasse se o leite seca sozinho, se o peito não fica inchado…??????

    • Obrigada!!!
      Estou descobrindo isso agora!!! Ainda tenho leite… não sei o que vai acontecer, rsrsrsrs

  14. Nossa fiquei emocionada lindo seu depoimento, realmente e muito difícil prossegui com a amamentação mais estou conseguindo 1 ano e 4 meses muito feliz. Você e um exemplo pra mim obrigada por compartilhar esses momentos com a gente amo vcs bjosss.

  15. Eu sinto vontade de chorar so em pensar no momento q a minha pequena vai ter q parar de mamar, de fato parece q eh mais um momento nosso q deles. A amamentação eh um vínculo muito forte entre mae e filho. Gabi me tira uma duvida….. Se vc ainda amamentava como pintou os cabelos?

    • Minha médica sempre me disse que isso é lenda… Pintei o cabelo durante a gravidez também com o aval dela!
      Até porque se isso fosse realmente algum problema, cabeleireira seria profissão de risco, já que passa o dia mexendo e inspirando amônia! 😉
      beijocas!

  16. Parabéns pela vitória de vocês! É gratificante quando conseguimos fazer algo que vêem como desnecessária. Amamentar é um ato de amor!
    Estou vivendo esta experiência pela segunda vez. A primeira foi exclusiva até os seis meses e largou naturalmente aos oito. Agora, a Maria está prestes a completar onze meses e mama três vezes por dia. Fiquei apreensiva, pois voltei a trabalhar quando ela tinha dpis meses e, graças à Deus, e ao contrário do que muita gente falava, ela não largou o “pepeito”. Me sinto uma vitoriosa! !!!!

  17. Gabi acompanho você desde o primeiro vídeo que fizeram sobre sua gravidez, eu também estava grávida, minha filha tem 2 anos e 1 mês e ainda mama, ao ler seu depoimento me emocionei porque estou nessa fase, ela mama só pra dormir porque vai pra escolinha e pede somente a noite, ultimamente tenho recebido muitas críticas por conta disso me sinto péssima, mais também me sinto uma heroína assim como você colocou. Obrigada por cada palavra você não imagina o quanto me ajudou e ajuda porque acompanho vocês até hoje!!! Parabéns por sua linda família !!!

  18. Chorando! Minha bebe esta com 1ano e 3 meses e mama em livre demanda, muita gente olha torto, mas eu não to nem ai, meu marido me apoia. não consigo nem imaginar como sera nosso desmame… parabéns Gabi família linda!

    • calma!!!
      tudo no tempo certo, rsrsrsrsrsrsrs
      com 1 ano e 3 meses nem passava pela minha cabeça!!!!!
      beijocas
      (o importante é o apoio!!!! Disso eu tenho certeza!! S2)

  19. Gabi,
    Quanta emoção! Chorei…
    A sensação deve ser de dever cumprido, apenas um deles, não é mesmo?
    Parabéns pela dedicação, por mostrar a vida como ela é, por tanto amor envolvido!
    Muitas bênçãos para essa família.
    Bjs

  20. Gabi,
    Passei pelo mesmo processo há 2 semanas com o meu filho, mas o q me preocupa é q ele não tem aceitado nenhum leite artificial, e eu fico preocupada pq penso q é muito importante por conta do cálcio e tal. Como tens feito com a Manu? Vejo q nessa idade tem criança q toma rios de leite…

    • A Manuh adora queijo e iogurte, então não me preocupo!
      Existem muitos alimentos ricos em calcio e que a absorção é maior que a do leite… a couve, por exemplo!!Beijocas

  21. Olá, Gabi,

    não sou mãe, mas sou professora, lido com crianças e me interesso por temas de criação das crianças de maneira geral. As pessoas (na rua, às vezes da própria família etc.) sempre querem dar muito pitaco na criação dos filhos alheios, e deve ser muito chato ser mãe ou pai e ter que lidar com isso todos os dias. As pessoas têm que deixar as mamães e os papais em paz! rs Claro que alguns conselhos são bem vindos, mas há certos limites, e nada deve ser imposto. Na minha opinião, pais responsáveis tentam fazer boas escolhas para seus filhos na base da experimentação, já que ninguém nasce sabendo.

    Acompanho o canal no Youtube e acho bonito o jeito como vcs fizeram suas escolhas e bancaram suas posições com relação a sua filha – que é uma gracinha, por sinal 🙂 – , se informando, buscando o melhor caminho, mudando de ideia por conta própria ou mantendo a mesma.

    Se um dia eu for mãe, espero que eu seja consciente e amorosa como vcs são (é o que vejo nos vídeos e o que sinto na sua escrita).

    Muita luz e ainda mais amor pra essa bela família e pra essa garotinha lindinha que é a Manuh.

    Beijos

  22. Gabi, parabéns pelo exemplo. Simplesmente me emocionei. Quero fazer um desmame natural, sem traumas. Mas não vejo soluções. A minha pequena tem 1 ano e 8 meses. E ama o tetê! Só dorme nele. E estou gravida de 13 semanas. E preciso desmama-la, mas esta sendo muito dificil. É um desespero total, pois não tenho muito tenho muito tempo… quero desmamar antes da chegada do outro bebê que sera em abril..
    Que Deus me ajude!

  23. Legal ter sido super tranquilo o desmame, fico feliz por vcs. Espero que aqui em casa seja desta forma também, um desmame sem traumas.

  24. Que lindo Gabi! Desde que eu engravidei, sempre falei que iria amamentar, mesmo com muitas pessoas dizendo que iria doer e era so dar uma mamadeira para eu nao sofrer e pronto. Lorena nasceu, tivemos obstaculos durante a amamentaçao, meus seios racharam nos primeiros dias, eu amamentava chorando mas mesmo assim não desisti. Quando minha filha completou 9 meses ela foi diagnosticada com APLV, conversei com a pediatra e eu disse que eu faria a dieta de restrição para não precisar tirar o peito. Entrei na dieta, passei a comer arroz, frango e 2 legumes e a cada 4 dias inseria um legume novo para ver senao iria dar reaçao. Lorena tem uma alergia alimentar forte e eu nao podia comer nem carne porque ela regia tambem. Passei 7 semanas fazendo a dieta e amamentando, passei a ficar muito fraca e tonta, nao tinha forças para tirar minha filha da banheira, emagreci 25kg cheguei aos 49kg, todos se assustavam com minha aparencia pois estava literalmente pele e osso. Minha familia debateu muito comigo para tirar o peito dela e eu dizia que nao, mas a pediatra me alertou que para eu cuidar da minha filha eu precisava tirar o peito pois minha saude estava em jogo. Infelizmente e me da uma dor no coracao por ter tirado o peito da Lorena com 11 meses e 28 dias mas com tudo também me sinto GUERREIRA, pois sei que muita gente nao passaria nem metade do que passei para poder dar o melhor alimento a minha filha.

  25. Coisa mais linda, Gabi! Muito orgulho de você, do Tiago e da Manuh! Um beijo enorme pra vocês :*

  26. Me arrepiei… tenho 18 anos e sou encantada sobre assuntos de bebê/criança por influência de vcs e da Fla.
    Acho muito lindo o cuidado que vcs, mães, têm de se manterem sempre informadas e tentarem aplicar da melhor forma da educação e nos cuidados dos seus filhos.
    Sempre mantive na minha cabeça a ideia de que amamentar é importante sim e é a melhor opção, sem via de dúvidas. Quando for mãe um dia, daqui MTS anos kkkkkk (mas é um sonho meu) vou buscar amamentar o máx. E com certeza seguir várias dicas que vcs passaram, como o metódo montessoriando e o blw alimentos….
    Fico muito feliz que o desmame aconteceu de forma bem natural com a manuh, realmente ela está crescendo e ficando há cada dia mais sabida. É de se orgulhar, Gabi e Tiago tbm. Vcs são os grandes resposáveis pelo o que essa pequena linda está se tornando e vai se tornar, e tenho a certeza, de que se vcs continuarem assim, dando amor e se doando para a educação dela, ela vai ser um ser humano incrível, assim como vcs 2!!!!
    Grande beijo cheio de amor para essa família linda.

  27. Oi Gabi, não amamentei um dia sequer por conta de uma cirurgia no passado, e isso vai doer pra sempre. Apoio totalmente a amamentação, mas é tão doloroso ler as críticas ás fórmulas que salvaram a vida de nosso filhos…meu filho tem 2 aninhos…e não é viciado mamadeira/copo…toma por necessidade; não é obeso, pq sou zelosa com sua alimentação!! De forma nenhuma é uma crítica a seu texto maravilhoso…é só desabafo de uma mãe como outras, que se sentem excluídas e incompreendidas!! Super beijo!! <3

  28. Que lindo Gaby!!! Quero muito amamentar por pelo menos 1 ano. Ela vai fazer 6 meses, mês que vem vai começar as comidinhas, estou um pouco apreensiva com medo dela não querer mais o peito, espero muito que ela continue.
    Parabéns, muito linda essa Manuh, imagino ela falando “pipi” <3… Kkkkkk
    Bjuss fiquem com Deus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *