6

Diário de gravidez, casa de parto

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

A “TAL” CASA DE PARTO

Passamos da metade da gestação (22 semanas) e começamos a nos preparar para o parto! Como todos sabem, meu sonho é um parto natural humanizado e para isso estou estudando e me preparando psico, emocional e fisicamente! Mas eu acredito piamente que toda mulher deveria se preparar, não importa a escolha de parto!

Fomos à primeira consulta na Casa Ângela, onde tudo indica que a Nina vai nascer. A consulta foi incrível, extremamente detalhada!

Tem muita gente me falando que acha o máximo ter parto natural, mas que não tem dinheiro para isso. Não posso falar pelo que acontece no resto do Brasil, mas aqui em São Paulo podemos ter um parto humanizado em casas de parto através do SUS. Além da Casa Ângela (que fechou parceria com o SUS em dezembro de 2015 é também particular) temos também a Casa de Parto Sapopemba.

Mas qualquer um pode parir lá? Como é feito o acompanhamento e o pré-natal?

Pois é… essas são as primeiras informações que procuramos!

Em princípio qualquer mulher pode parir, rsrsrsrs! Mas existem algumas regras muito claras nas 2 casas: não pode ter tido cesárea anterior, a gravidez tem que ser de baixo risco, os exames tem que estar perfeitos e não pode passar de 41 semanas.

Essas regras valem tanto para o parto particular quanto para o SUS.

Para fazer o acompanhamento através do SUS, você também tem que fazer o pré-natal na UBS mais próxima da sua casa. Se não estiver sendo acompanhada por essa UBS, você não tem direito ao SUS.

O pré-natal (na casa de parto) é feito a partir de 5/6 meses de gestação. As consultas são mensais e no último mês semanais (como todo pré-natal, rsrsrs). As obstetrizes e enfermeiras são muito bem preparadas e falam sobre tudo! A consulta me lembrou as da minha médica particular: um bate papo cheio de informação e segurança! Saí de lá com paz no coração e animada para as próximas!

Mas e se der algo errado?

Claro que ninguém, quer passar por isso, mas temos que falar sobre esse assunto também… Nas consultas fazemos 3 Planos de Parto:

  • Plano A: o que eu quero!
  • Plano B: um hospital que eu queira ir, caso haja alguma intercorrência,
  • Plano C: hospital mais próximo da Casa de Parto para emergência.

As casas de parto tem ambulância 24 horas. Quando a transferência é necessária, a obstetriz acompanha a mãe até a sala de parto do hospital, ou seja, a mãe não fica sozinha sem amparo de forma alguma!

Não temos que ficar martelando nos planos B e C, mas temos que saber que eles existem, até pra ficarmos tranquilas sabendo que estaremos sempre amparadas, não importa o que aconteça!

Planos feitos, chega a hora de focar no A: mentalizar um parto lindo, cheio de amor e emoção, que respeita o ser humano na sua forma mais primitiva, que respeita a vida, a mulher, a criança e a natureza.

Ainda não cheguei nessa fase! Estou aquele momento em que tudo é muito novo e estou me permitindo sentir todas as excitações, medos e dúvidas. É um processo! Ainda bem que a gravidez demora 9 meses… preciso estar preparada e esse tempo é fundamental! É… Deus não fez nada à toa!

Parece que estou descobrindo um novo mundo, um novo EU, uma nova mulher, uma nova fêmea…  esse processo já está sendo transformador!

Beijocas e até a próxima!

Gabi

Bacharel em Teatro, Licenciada em Teatro-Educação e Pós-Graduada em Arte Integrativa, encontrei na maternidade as respostas para as minhas inquietações e angustias! A FAMÍLIA vai ser sempre meu maior aprendizado!

6 Comentários

  1. Ah!!!!!!!!!! vcs foram… to emocionada… amei!
    Conheci a Ju, a Bia.. todas são bem atenciosas. O mais legal é que eles ainda dão um acompanhamento para o bebê até fazer 1aninho.
    Lindos eu torço para que vcs tenham o parto dos sonhos… super humanizado… Amo vcs. sou fã desde quando estava grávida da minha Anjinha Laura (hj está morando com Papai do céu). E é isso ótima hora para vcs, Deus abençoe!

  2. Gabi tô torcendo tanto para dar tudo certo! Vc está cada dia mais linda e radiante. Desejo que Papai do Céu te abençoe grandemente. Bjs

  3. Gabi, que magico! Desejo que você tenha o parto mais lindo de todos e dos seus sonhos! Eu super apoio a decisão de vocês!
    Procure fazer um fortalecimento do assoalho pélvico e um trabalho legal de treino da fase expulsiva mais para o final da gestação! Faz toda a diferença.
    Sou Fisioterapeuta em Saúde da Mulher e do Homem e super indico! rs
    Em meu blog tem algumas matérias.
    Grande Beijo!

  4. Amo ler sobre esse assunto. Passei por uma cesárea e sonho com um parto humanizado. Leio várias histórias de mulheres que tiveram parto humanizado depois de ter passado por uma cesária. Confesso que foi um balde de ágya fria ler as exigências das casas de parto . Gabi, parabéns! Adoro seus vídeos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *