21

Rotina do sono a saga!

156 Flares Facebook 151 Twitter 0 Google+ 5 LinkedIn 0 Pin It Share 0 156 Flares ×

“Dormir bem é essencial não apenas para ficar acordado no dia seguinte, mas, para manter-se saudável, melhorar a qualidade de vida e até aumentar a longevidade. Nosso desempenho físico e mental está diretamente ligado a uma boa noite de sono. O efeito de uma madrugada em claro é semelhante ao de uma embriaguez leve: a coordenação motora é prejudicada e a capacidade de raciocínio fica comprometida, ou seja, sem o merecido descanso o organismo deixa de cumprir uma série de tarefas importantíssimas. O que nos aconteceria se não dormíssemos?” (para ler a reportagem completa clique aqui! )

Está no ar o vídeo sobre a rotina do sono da Manuh! Acho engraçado porque desde que falei que Manuh tinha problema pra dormir, ou melhor, que a nossa família não sabia como ensinar nossa filha a dormir, muita gente veio desabafar que estava com a mesma dificuldade, que o casamento estava afundando, que não conseguia mais se concentrar em nenhuma atividade, que viviam indispostos, cansados e irritados… enfim, tudo que eu estava passando.

Isso me fez questionar o quanto sabemos pouco sobre a educação noturna… Achamos que por algum milagre a criança vai aprender a dormir e esperamos todas as noites que aquela seja “a noite!”. No nosso caso essa noite não chegava nunca!

Manuh está com quase 2 anos. Eu estou a quase 2 anos sem dormir.

Depois que implantamos a rotina (que explicamos no vídeo) a Manuh começou a dormir 5/6 horas seguidas, mas sempre que ela acordava, precisava da minha presença ao seu lado, porque foi assim que ela aprendeu.

A cada dia que passa o que mais me interessa são as descobertas da maternidade. Qual a nossa responsabilidade, como pais, nisso tudo? Durante o processo, quando começamos a aplicar realmente a técnica que escolhemos (também detalhada no vídeo) fui percebendo que ela não dormia porque não tinha aprendido a dormir. Simples assim. Não havia problema algum: fome, sede, medo, insegurança… nada disso! A única questão era: é assim que eu conheço, é assim que vou fazer.

Sempre nos esbarramos nas mesmas questões: Opção de parto, aleitamento materno, introdução alimentar, rotina, sono, dizer não, quando dizer sim, criar limites sem criar barreiras… e, a cada dia que passa, percebo que isso se resume em uma única coisa, EDUCAÇÃO.

Estamos sempre educando nossos filhos. Sempre. No dia a dia, na forma que conversamos, na hora de brincar. Cada segundo é um aprendizado novo e, as vezes batemos de frente com as birras, os choros e sabemos o quanto isso é desagradável. Nem por isso devemos nos desviar da educação.

Para mim a técnica foi isso. E para poder ensinar a Manuh a dormir, tivemos que aprender como fazer. Aprender o porque era importante ela ter uma rotina, o porque era importante para a saúde dela que ela dormisse 11 horas “seguidas” (todos nós “acordamos” em cada ciclo, mas aprendemos a voltar a dormir… e ela também teria que fazer isso!), o porque era importante para a saúde da mãe e não menos importante o porque era importante para a saúde do casal!

E que aprendizado… a Cacau Prado realmente foi um anjo que surgiu em nossas vidas e juro… não tenho palavras pra agradecer a paciência, a persistência e a generosidade em dividir seus ensinamentos para que a gente também pudesse ensinar nossa filha!

Muitas pessoas estão se consumindo por “regras”. Tanto as do “deixa chorar 1 hora seguida”, quanto a “não deixo chorar nenhum minuto”. Cada um tem uma maneria de olhar o mundo. Precisamos parar com essa guerra da criação perfeita! Cada família tem suas lutas, suas barreiras, seus limites. E isso é pessoal e intransferível!

“Eu nunca deixaria minha filha chorando” quantas vezes essa frase saiu da minha boca!? Eu cheguei no MEU limite e tive coragem de pedir ajuda. Hoje minha frase é: deveria ter feito isso antes pelo bem dela, meu, nosso…

Sim… foi rápido. Manuh é esperta. (Aí devo agradecer à nossa psicoembrióloga Mandi Ribas, que me “prometeu uma criança assim” rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs!) Brincadeiras a parte, o importante é a sua família! E viver bem também é um aprendizado diário! Podemos mudar de opinião, e nossa… como é bom não precisar ser “aquele” tipo de mãe ou “aquele” outro tipo… que bom ser o tipo de mãe ideal pra sua família!  #ficaadica

Bom, espero que tenha sido esclarecedor! Pra mim foi!

Deixem aqui seus comentários sobre o post! Vou adorar saber como esse assunto “bate” em você!

Beijocas e boa noite!!!

Na primeira consulta com a @cacauprado eu disse que um dos problemas é que a Manuh não se cobria de maneira nenhuma. Aí ela trouxe uma salvação de presente hahahahahaha! Um "cobertor" que veste a criança! Tipo... genial!! Lindo trabalho @titetis O da Manuh foi feito pela Gra! ♡ Obrigada mais uma vez Cacau! Se tudo der certo, o vídeo da rotina sai hoje!!!!! #blogtiagoegabi #youtubebrasil

(quem quiser saber mais sobre a psicoembriologia, a Mandi é uma de nossas colunistas e tem um canal no youtube que também fala sobre a técnica)

Gabi

Bacharel em Teatro, Licenciada em Teatro-Educação e Pós-Graduada em Arte Integrativa, encontrei na maternidade as respostas para as minhas inquietações e angustias! A FAMÍLIA vai ser sempre meu maior aprendizado!

21 Comments

  1. Gabiii! Muito legal acompanhar essa saga e a vitoria de vcs.Por acaso vc tem o contato da Cacau, tentei enviar um e-mail pro endereço que aparece no instagram mais não obtive resposta. Muito bom o blog e o canal de vcs no yt, adoro.Bjos

    • Oie!!!
      Esse é o contato dela mesmo… Manda um recadinho no IG dizendo que vc mandou e-mail! Ela deve estar na correria! 😉

  2. Nossa hj to muito feliz vi o vídeo e me espirou pois passava mais ou menos o que gabi passava com a filha dela ,comecei a faz essa térmica e ta dando certo já to no terceiro dia minha filha dormiu em menos de 10 minutos ,o primeiro dia foi difícil mais no terceiro dia vi que valeu a pena.muito obrigado gabi e para cacau bjus

  3. Oii Gabi … Nossa, fiquei impressionada com a técnica. Meu bebê tem 3 meses e para minha surpresa ele começou, por conta própria, a dormir toda a noite …. pega no sono por volta da meia noite e só acorda pelas 7 da manhã, rezo para que essa situação não mude. Dou graças por isso estar acontecendo pois enquanto ele acordava de 2 em 2 horas eu já estava surtando, imagino você a quase dois anos dessa forma. Parabéns pela força de vontade e pela coragem, você e o Tiago são demais e a Manu uma fofa *___*

  4. Oi Casal! Gente como aprendo com vocês, ainda não tenho filhos, mas faço faculdade de Pedagogia e esse vídeo foi MUITO bom! Indiquei pra várias pessoas( claro que esclarecendo que cada criança tem seu ritmo, espaço e cada família tem a sua situação), mas acho que já da um gás para as mamães e papais procurarem ajuda! Amo vcs *-*, A Cacau é muuuuuito fera, mas a determinação de vocês foi um exemplo, pensei que a Gabi ia chorar kkkk mas não, foi firme e forte e a Manuh é muito esperta nisso eu sabia que ela ia aprender fácil fácil, realmente a questão do sono pra criança é muito importante, não só pra ela como pra toda a família! Estou muito orgulhosa do desempenho e gostaria de da uma sugestão de vídeo! Eu queria saber como vocês lidam com as “birras” da Manuh, eu sei que no vídeo deu pra ver algumas coisas, mas eu vejo muitos pais que lidam de maneira diferente. Ex: eu uma mmãe quando o papai está em um situação de birra eu me meto e não deixo o papai resolver, NOSSA, é MUITO frequente, como vocês lidam com essas situações! Se a Cururu não recorre a um dos dois com o pensamento de “aaah ele/ela é mais maleável e me salva e me da as coisas”. Não sei se ficou claro! Kkkk Beijo Amo vcs ♡

    • Nossa… isso é assunto que dá pano pra manga, rsrsrsrsrsrsrs
      a gente vai falar sobre isso quando realmente entendermos o que está acontecendo e qual é a nossa real postura!!
      Beijocas

  5. Oi tiago e gabi! Quando assisti ao video eu me vi em vcs. Moro na irlanda e quando minha filha Tinha 7 para 8 meses hoje ela ja tem 3 eu estava ficando literalmente louca com a falta de soon, ela acordava a cada 30 45 min e contratamos uma sleeping training e foi a solucao dos nossos problemas! Lembro q na primeira noite q ela dormiu 12 hs segunda seu e meu marido ja estavamos Tao acostumados a nao dormir q a gente Nahum dormiu Aquela noite… A gente nao acreditava no q estava acontecendo! Pena q tem gente q ainda Nao accredita no metodo! Parabens aproveite suas noites! Xxx

  6. Oi Gabi! Primeira vez que comento aqui e não no Youtube…

    Essa questão de que a criança deve aprender a dormir é fundamental! Aqui em casa desde o nascimento a Laura tem rotina para o sono da noite. E funciona! Claro que bebezinha ela acordava para mamar, mas dormia 4, até 5 horas seguidas à noite! Para antes dos 6 meses está ótimo!
    Hoje ela está com 1 ano e 7 meses e dorme como um anjo das 20h30 às 6h30/7h. Um luxo! Mas não foi fácil. Eu também não queria deixá-la chorando e quando ela parou de adormecer no peito, eu tinha que niná-la até dormir. Enquanto ela era levinha ok, mas começou a ficar pesada e muitas vezes só de encostar no berço acordava e começava tudo de novo. Até que um dia eu estava tão cansada, o braço não estava mais aguentando, minha cabeça também não e eu pensei: “vou deixá-la um minuto só no berço, mesmo que chore e depois eu volto para confortá-la, mas preciso dar um respiro! E o fiz. Sabe quanto tempo ela reclamou? 30 segundos. Depois disso, comecei a dar uma ninadinha rápida, só para dar um chamego e colocá-la no berço, dar beijinho e tchau. Funcionou!
    Foi meio instintivo, mas deu certo. E até hoje há episódios de choro/reclamação, quando ela está muito cansada mas quer continuar brincando, sabe? Luta para não dormir. Mas dura no máximo 3 minutos. E é claramente birra, como você também percebeu com Manuh.
    Enfim, quis dar este depoimento longo só para mostrar que não é uma questão de “deixar o bebê chorar abandonado”, mas de mostrar a ele que é hora de aprender a dormir, e que isso é muito gostoso. Detalhe: Laura acorda sempre de super bom humor! E me dá beijo de bom dia sem eu pedir!!! tem coisa melhor?
    bjs
    Dani

  7. Oi Gabi! sou super fã de vcs e acompanho sempre esta família. tenho uma filha de 10 meses que também acorda MUITO a noite para mamar e as vezes de hora em hora. sou super empática com a sua situação já que eu também estou passando pelo mesmo. No meu caso me ajuda e MUITO a cama compartilhada e para maior conforto de todos coloquei 3 camas de solteiro no chão do nosso quarto de casal, assim temos espaço suficiente para os dois espansivos da casa (meu marido e filha). entendo o seu desespero pois é realmente uma situação desesperadora mas esses métodos que vc aplica não fazem bem a sua filha. a seguir te mando alguns links de artigos cientificos que comprovam isso. espeto que te ajude: https://www.facebook.com/notes/solu%C3%A7%C3%B5es-para-noites-sem-choro/por-que-raz%C3%A3o-n%C3%A3o-querem-dormir-sozinhos-b%C3%A9same-mucho/274836202540796
    http://www.cientistaqueviroumae.com.br/2012/09/por-que-deixar-chorar-ate-que-se-durma.html
    https://amaequequeroser.wordpress.com/2012/07/02/serie-inspiracao-o-ultimo-tabu-por-carlos-gonzalez/
    https://maternasp.wordpress.com/2010/11/01/o-sono-por-carlos-gonzalez/
    https://www.youtube.com/watch?v=uzga4tOGHIk
    http://www.espaco-vida.com/Zen%20-%20Stress%20nos%20bebes.pdf
    https://www.youtube.com/watch?v=GqjNZBf_MVc
    http://lactationmatters.org/2012/10/18/first-do-no-harm-part-2/
    https://www.psychologytoday.com/blog/moral-landscapes/201112/dangers-crying-it-out
    Mostrar menos

  8. Que incrível!!!!! Dormir é fundamental pra saúde física e mental e eu sei bem o que é isso pq faz pelo menos uns 8 anos que eu dou plantão noturno. E eu pensei q por causa da minha rotina de trabalho eu tiraria de letra passar noites acordada cuidando da Belinha. NOT. Por mais que eu esteja acostumada a uma certa privação de sono ter uma rotina diária SEM dormir é pra deixar qquer um louco. Qdo o cansaço bate o corpo não aguenta. A memória. …hein?! Parece q você desenvolve Alzheimer precocemente. Irritação imagina ….fora a desordem de hormônios produzidos e não produzidos …enfim amei o vídeo!!!!
    Próximo passo ….necessito de uma consultora do sono!!!

    • hahahahahahahahahahahahahahahahahahaha
      não é?? Eu te disse!!!!
      Fala com a Cacau!!

  9. Nossa Gabi, assisti ao vídeo e achei muito interessante!! Estou grávida do meu primeiro filho e desde já procuro informações de como lidar em certas situações com as crianças!
    Obrigada pela contribuição e beijos

  10. Só quem passa por isso sabe!! Chegou num ponto que fechei meus ouvidos às críticas! Tentei de tudo e nada dava jeito, e no meu caso nem peito, pois nunca amamentei (outro bombardei aff, dureza ser mãe). Foi dessa forma que conseguimos melhorar o sono, Fiquei tão mal, que ainda hoje durmo mal. Boa sorte e beijos na família!! :*

    • Sabe que to nessas… ainda não consegui descansar. To sempre esperando a “hora do show” rsrsrs, como se eu não desligasse mais…

  11. Geeeeeente preciso disso!
    Que legal! Parabéns para vocês.
    Ela dorme a noite toda?
    Minha filha tem 1 ano de dois meses e também aprendeu a dormir no peito, ainda amamento.
    Só que também acorda de 2 em duas horas, com o cansaço me rendi e hoje dormimos em cama compartilhada.
    Mas meu sonho é que ela durma sozinha e a noite toda no quarto dela, que por sinal é no estilo montessoriano.
    Aprendo muito com vocês, obrigada!
    Beijos em todos

  12. Nooooossa, no 3 dia ela nem chorou kkkk
    Que linda, ficando independente <3
    Parabéns ao casal !

Comments are closed.