Sequestro de crianças

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

O que está acontecendo com o mundo? Para o brinquedo que eu quero descer…

Nada me deixa mais triste do que fazer um alerta sobre esse tema nos dias de hoje.

Não podemos vacilar e temos que orientar pais, crianças, professores e cuidadores a lidar com essas situações que (pasmem) estão sendo muito frequente e com requintes de crueldade: arrancando filhos dos braços de mães em plena luz do dia.

Recomendações básicas para as crianças contra os sequestros

– Evitar ir sozinho à escola. A companhia de um adulto é sempre necessária.
– Não aceite nada de desconhecidos (doces, balas, chicletes).
– Conte sempre com a ajuda de policiais ou segurança da própria escola.
– Quando estiver dentro de veículo, mantenha o pino da porta abaixado.
– Quando estiver esperando transporte para a escola, ou quando voltar à casa, evite os pontos de parada escuros ou sem movimento.
– Não acredite em recados de estranhos como se estivessem trazendo recado de familiares.
– Caso se sinta seguido por algum estranho, entre na primeira casa habitada e peça socorro.
– Se alguém o atacar, grite, esperneie e faça muito barulho pedindo ajuda.
– Se moleques de rua o agredirem para tomarem sua mochila ou tênis, entregue o que pedem. Quando puder peça ajuda à polícia.
– Nunca aproxime-se de algum veículo quando te oferecerem carona ou pedirem alguma informação. Não dê atenção e afaste-se.
– Se estiver desacompanhado e alguém o incomodar, grite bastante para chamar a atenção, principalmente se quiserem pegar no seu corpo.
– Se você ainda não consegue guardar na memória o seu endereço ou o telefone de sua família, peça que os escrevam em um cartão e carregue-o sempre com você.
– Caso precisar de ajuda, procure um policial.

Recomendações para os pais contra os sequestros

– Quando for levar seu filho à escola, entregue-o somente ao monitor da escola na entrada. Caso utilize de serviço de transporte, informe-se muito bem sobre o condutor, pegando informações com outros pais e professores da escola.
– Portas e travas de carros sempre fechados.
– Apresente seus filhos aos policiais do seu bairro, torne-os seus amigos e conhecidos.
– Toda criança deve saber seu endereço, telefone, nome dos pais, ou responsáveis, ou de quem vai buscá-la na escola.
– Sempre oriente seu filho a andar em grupo em qualquer trajeto e longas caminhadas. Nunca andar sozinho em locais isolados próximos à escola.
– Ensine seus filhos a não aceitarem nada de estranhos nem darem atenção a eles.
– Evite parar em fila dupla e não demore no embarque ou desembarque.
– Fale aos filhos que não aceitem convites de estranhos para entrarem em carros, ir à praia, entrar em casas, terrenos ou garagens, mesmo que ofereçam doces, sorvetes, chocolates ou refrigerantes. Esse é um recurso muito usado por pedófilos, maníacos, sequestradores e tarados. Oriente-os a gritarem muito por socorro e chamarem a polícia.
– Esclarecer desde a infância sobre os perigos das drogas e consequências.
– Más companhias conduzem ao crime e às drogas. Selecione as companhias de seus filhos e o ambiente que eles frequentam (clubes, festinhas, casas de jogos eletrônicos etc.).

[embedyt] http://www.youtube.com/watch?v=epqbpebOUYs[/embedyt]

Os sequestros, cada vez mais comuns, quando não acabam em morte da criança, pode gerar inúmeros traumas em quem sofreu a violência e nos seus familiares. Por isso todo cuidado é pouco. Basta um único momento de descuido e tudo pode acontecer. Cuide do seu maior bem aqui na terra: seus filhos. (referência: http://br.guiainfantil.com/pedofia-e-abuso-sexual/427-recomendacoes-para-evitar-o-sequestro-de-seu-filho.html)

Gabi

Bacharel em Teatro, Licenciada em Teatro-Educação e Pós-Graduada em Arte Integrativa, encontrei na maternidade as respostas para as minhas inquietações e angustias! A FAMÍLIA vai ser sempre meu maior aprendizado!