1

O impacto do sono na manhã do bebê

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

Quando a Manuh passou a dormir 10 horas e meia por noite (quem assistiu o vídeo da rotina do sono, sabe que eu não acreditava que isso fosse acontecer, rsrsrsrs), a maior diferença que percebi nela foi a alegria que ela passou a acordar!

Me chama rindo, as vezes antes de me chamar, fica brincando no quarto sozinha. Até falei sobre isso em outro vídeo que fizemos!

Eu não sabia que o nível de felicidade dela pela manhã dependia também do quanto ela havia dormido e do número de vezes que havia acordado durante a noite.

manuh-brincando-bexiga

Por isso achei super interessante a palesta do psicólogo Caspa Addyman, num evento que participei hoje! Ele conduziu uma pesquisa sobre a importância da risada dos bebês que revela que, quando os bebês dormem mais, e acordam menos durante a noite, ficam mais felizes e tem mais energia de manhã.

caspar-addyman-psicologo

O estudo usou questionários diários para coletar dados de 117 bebês de dois meses a dois anos e meio de idade aqui em São Paulo, Brasil. As mães preencheram um breve diário de sono todas as manhãs, por 10 dias. O mais bonitinho foi que quando perguntaram a elas qual a primeira coisa que fazia o bebê delas rir em cada uma das 10 manhãs a resposta foi: ver a mãe… MORRI!

Addyman diz que ” a risada é um comportamento espontâneo e fugaz e, portanto, difícil de ser capturado apenas em dados numéricos; mas o fato de os bebês brasileiros acordarem felizes, no geral, é um bom sinal de que, ao contrário da maioria dos adultos,os bebês tendem a superar uma noite mal dormida e seus efeitos. Porém, isso não significa que os bebês não sintam esses efeitos. As diferenças entre os dois grupos de bebês foram estatisticamente significativas, sugerindo que 15 minutos a mais de sono por noite poderiam fazer a diferença no desenvolvimento do bebê“.

Fora a palestra incrível, passei uma manhã deliciosa ao lado de outras #maesdoyotube e várias outras mamães blogueiras que eu seguia desde a gravidez e tive o prazer de conhecer pessoalmente!

A minha amiga, mãe do Enzo e da Nina, Cacau Prado (Mom2be e @cacauprado), as #maesdoyoutube Leticia do @dreambaby, a Jenny do @papodemamaeamelia, minha amiga “das antigas” Silvinha Faro do @programamaedeprimeiraviagem, a Fefa e a Kika do @promovidaamae, as Poly do @maesamigas, a Bibi do @bloguinhodabibi, a Dani linda do @mommymodeon, a Karen mãe do Gustavo delicia @mamaedecasa, a Cleo do @maesbrasileiras, a mãe de 3 @blogclubededuas e outras tantas mães que estão sempre buscando novidades e informações e que a gente aprende a cada dia!

maes-do-yotube-evento maes-blogueiras-evento-pampers

E a Manuh… bom, vocês viram no vídeo! É tanto amor que chega dói, rsrsrsrsrsrs

Assista o vídeo do encontro:

 

Gabi

Bacharel em Teatro, Licenciada em Teatro-Educação e Pós-Graduada em Arte Integrativa, encontrei na maternidade as respostas para as minhas inquietações e angustias! A FAMÍLIA vai ser sempre meu maior aprendizado!

Comentários

  1. Gazi socorroooooo precisooo dessa ajudaaaaa urgente kkkkkk Me passa o contato da sua consultora do sono lindona…Bjss e bjssss
    Estou super amando seus posts… parabéns!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *