2

BLW, o que é e como fazer.

1 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 LinkedIn 1 Pin It Share 0 1 Flares ×

Pronto, chegamos nesse assunto mais uma vez, hahahaha.
O que é realmente o método de introdução alimentar conhecido como BLW? Como começar? O que dar para a criança? Medo de engasgar? Quantidade certa de comida? Comida especial? Nossa… são muitas perguntas frequentes!
Então, esse post vai servir como um GUIA DO BLW! Espero que gostem!

nina-e-a-banana
BLW significa Desmame guiado pelo bebê. O princípio desse método é a transição à alimentação por sólidos de forma natural acompanhando as necessidades orgânicas e habilidades motoras do bebê. O bebê DEVE e PODE ter o controle total. Não exite restrição enquanto ao numero de refeições diárias já que acreditasse que o organismo do bebê sozinho vai priorizar os nutrientes que mais precisa: alimentação complementar ou Leite materno, por isto a livre demanda do Leite materno é fundamental.

O leite materno é o principal alimento até os 12 meses, e oferece uma fonte completa de nutrientes para o bebê. Limitar as mamadas não só é uma péssima estratégia para ajudar o bebê aceitar mais alimentos, se não também pode colocar em risco o desenvolvimento normal de seu filho. Lembre que leite materno não atrapalha absorção de nutrientes e pode ser oferecido antes durante ou depois de todas as refeições. (O leite de vaca ou formulas especiais não são necessárias enquanto o bebê se mantenha no aleitamento materno).

Ter uma boa alimentação familiar, variada, equilibrada e saudavel é essencial. Coma hoje como espera que seus filhos comam a manhã!

blw-prato-da-nina

blw.cortes

Como funciona BLW:

  • O bebê come no seu ritmo pelos seus próprios meios.
  • O bebê participa de todas as refeições da família ativamente desde primeiro dia de alimentação complementar.
  • Oferecem-se os alimentos que a família consome, alguns são adaptados para ele pegar sozinho para levar à boca.
  • Sugere-se começar com “finger foods” , alimentos para comer com as mãos , para depois introduzir as texturas menores: pedacinhos, grãos inteiros etc; e por ultimo aquelas que precisam de talheres. Para oferecer papas, purês ou molhos se sugere oferecer usando palitos de legumes, ou mesmo colocando a colher frente ao bebê para ele SOZINHO levar à boca.
  • O bebê escolhe o que deseja comer conforme suas necessidades orgânicas. A quantidade de comida é regulada pelo bebê. Acreditasse que a traves da vontade de comer o bebê expressa suas necessidades orgânicas de nutrientes, por isso é importante oferecer escolhas nutricionalmente diferentes e complementares dentro do mesmo prato quando ele já conhece variedade de ingredientes.
  • Não existem papinhas, papas ou refeições separadas para o bebê, ele vai acompanhar a dieta familiar, por tanto, o importante é avaliar a dieta da família deixando-a o mais saudável possível. Programe o cardápio da família para que o bebê consiga acompanhar pelo menos uma das preparações.
  • NÃO SE DA COMIDA NA BOCA DO BEBÊ. Se ele não consegue levar à boca sozinho não está pronto para comer esse tipo de alimento ou textura.
  • Não se oferece para o bebê o que ele não consiga comer sozinho.
  • Não se força o bebê a comer determinado alimento e nem determinada quantidade. A vontade do bebê de comer é a expressão de suas necessidades organicas de nutrientes. Esse principio é essencial para o método dar certo.
  • Não se coage o bebê a terminar o prato de nenhuma forma, nem premios nem castigos. A alimentação deve ser da forma mais natural possivel.
  • Não se distrai o bebê com músicas, brinquedos, televisão ou qualquer outro truque para que ele coma mais.
  • Vai ter bagunça e lambança em toda refeição. Relaxe e desfrute. Essa fase durará pouco tempo.
  • Você vai ter a sensação que o bebê não come nas primeiras refeições, e possivelmente só vai descobrir o que comeu e quanto comeu após ver o coco, rsrsrsrs
  • O bebê vai estar completamente no controle de seu próprio apetite e satisfação. Se ele quer comer come, senão quer comer não vai comer! O seu papel será oferecer.
  • Quando o bebê come ou morde mais do que é capaz de engolir você vai ver episodios de pseudo engasgamento onde poderá presenciar o “gag-reflex”, o bebê desengasgando sozinho, NÃO SE APAVOREE NÃO TIRE O BEBÊ DO LUGAR. Respire conte até 10 enquanto observa, o bebê sozinho se desengasga e cuspira para fora o que lhe atrapalhou. O risco de engasgamento real em BLW é menor ou igual ao de o método tradicional.

smash-the-fruit

Medidas de Segurança

  • O bebê deve ser capaz de se sentar sozinho, segurar objetos e levar a boca por própria conta.
  • NUNCA deixe o bebê sozinho com a comida.
  • NUNCA ofereça alimentos em posição deitada ou semi-deitada.
  • O dorso deve ficar livre para se mexer para frente e para atrás. Se o seu cadeirão for de 5 pontos use apenas o cinto ao redor da cintura.
  • NUNCA abra a boca à força. Nem force engolir a comida.
  • Não o engane ou distraia para colocar comida na boca.
  • Não se apavore, não grite e nem assuste o bebê se o ele manifesta o pseudo-engasgamento ou gag-reflex.
  • A alimentação da família que é oferecida deve ser de alimentos saudáveis. Nada de industrializados, leite de vaca e derivados ou mel antes de 1 ano.

introducao-alimentar-blw

Fontes para mais informações:

Zioneth Garcia.

Gill Rapley e Tracey Murkett. Baby-Led Weaning: The Essential Guide to Introducing Solid Foods – and Helping Your Baby to Grow Up a Happy and Confident Eater.http://www.rapleyweaning.com/assets/blwleaflet.pdf

UW Integrative medicine. Department of family medicine. An Integrative Approach to Feeding Your Baby: Starting Solids and Baby-Led Weaning (Baby-Led Solids). http://www.fammed.wisc.edu/sites/default/files//webfm-uploads/documents/outreach/im/handout_baby-led_weaning.pdf

WHO Complementary feeding. e-Library of Evidence for Nutrition Actions (eLENA).http://www.who.int/elena/titles/complementary_feeding/en/

Brown A, Lee M. Maternal control of child feeding during the weaning period: differences between mothers following a baby-led or standard weaning approach. Matern Child Health J. 2011 Nov;15(8):1265-71. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20830511?dopt=Abstract

Ministério da saúde. Saúde da criança: Nutrição Infantil. Aleitamento materno e alimentação complementar. Caderno de atenção Básica n° 23. Brasilia. 2010.http://www.sbp.com.br/pdfs/Aleitamento_Complementar_MS.pdf

Sociedade Brasileira de pediatria. Manual de orientação departamento de nutrologia. 3° edição revisada.2012. http://www.sbp.com.br/pdfs/Aleitamento_Complementar_MS.pdf

Gabi

Bacharel em Teatro, Licenciada em Teatro-Educação e Pós-Graduada em Arte Integrativa, encontrei na maternidade as respostas para as minhas inquietações e angustias! A FAMÍLIA vai ser sempre meu maior aprendizado!

2 Comentários

  1. Gostaria de ter conhecido esse método a 5 anos atrás acredito que faria muita diferença na vida da minha filha!! Mais confesso tbm que tenho muito medo dos engasgos! Quando ganhei minha filha por problemas no casamento perdi o meu leite,e infelizmente com menos de 1 mês tive que dar fórmula pra ela,e quase a perde em um engasgo com o leite, já estava ficando roxinha no carrinho, quando minha irmã à pegou e logo a virei para que desengasgasse,depois desse episódio fiquei traumatizada e qualquer engasgos mesmo que de leve já me apavorava,e percebi que assustava muito a Vitória com isso! Se eu tivesse esse tipo de informação do blw teria sido tudo diferente!!
    Adoro os vídeos de vcs,estou aprendendo muito,quem sabe se um dia eu tiver outro filho,com certeza usarei as dicas de vcs!! Parabéns pelo canal no YouTube e pelo blog estou adorando!!
    Um grande beijo de uma fã… Beijos nas crianças!!

  2. Muito esclarecedor td isso…..hj minhas filhas tem 8 e 2 anos ja tem tds os dentes, e ainda tenho medo de da certos alimentos …ex: peixe por causa da ispinha frango por causa do osso kkkkk so meio loka muito protetora, corto o bife em pedacinhos ate p meu marido kkkkk mas admiro muito quem faz essa tecnica do blw….parece q o baby fica mais independente…mais livre ….enfim…no prox baby q tiver vou aplicar blw com certeza….eu axo….bjsss gabi….adoro seus videos ….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *