OI PESSOAL!
Quando eu falei que queria ter a Nina através de um parto humanizado, muitas pessoas levantaram a questão da Doula. Realmente, é muito difícil imaginar um parto humanizado sem essa figura histórica!
Nossa Doula é a Cacau Prado, que além de nossa amiga, é a nossa consultora do sono, então eu brinco que a Nina já vai sair da barriga e dormindo a noite inteira, rsrsrsrs!
O blog dela é o Mom2be e lá vocês poderão buscar muitas outras informações!
Queremos saber todas as dúvidas pra podermos gravar mais sobre esse assunto! Então deixem suas perguntas!
Por enquanto vamos começar com a seguinte questão: O QUE É DOULA?
A palavra Doula vem do grego e significa “mulher que serve”, sendo hoje utilizada para referir-se à mulher sem experiência técnica na área da saúde, que orienta e assiste a nova mãe no parto e nos cuidados com bebê. Seu papel é oferecer conforto, encorajamento, tranqüilidade, suporte emocional, físico e informativo durante o período de intensas transformações que está vivenciando. Antigamente o nascimento humano era marcado pela presença experiente das mulheres da família: irmãs mais velhas, tias, mães e avós acompanhavam, instruíam e apoiavam a parturiente e recém mãe durante todo o trabalho de parto, o próprio parto e os cuidados com o recém-nascido. |
A doula veio justamente para preencher esta lacuna, suprindo a demanda de emoção e afeto neste momento de intensa importância e vulnerabilidade. É o resgate de uma prática existente antes da institucionalização e medicalização da assistência ao parto, e que passa a ser incentivada agora com respaldo científico.Os resultados deste apoio vêm trazendo revelações surpreendentes na redução das intervenções e complicações obstétricas, bem como facilitando o vínculo entre mãe e bebê no pós-parto.
Vantagens
Klaus e Kennel publicaram em 1993 em “Mothering the mother“(13) um estudo onde apontaram os resultados globais da presença da doula no trabalho de parto e parto, como pode ser visto abaixo:
- Redução de 50% nos índices de cesariana
- Redução de 25% na duração do trabalho de parto
- Redução de 60% nos pedidos de analgesia peridural
- Redução de 30% no uso de analgesia peridural
- Redução de 40% no uso de ocitocina
- Redução de 40% no uso de fórceps
Outros estudos (8-12) também mostram claramente que a presença da doula no pré-parto e parto trazem benefícios de ordem emocional e psicológica para mãe e bebê, incluindo resultados positivos nas 4ª a 8ª semanas após o parto:
- Aumento no sucesso da amamentação
- Interação satisfatória entre mãe e bebê
- Satisfação com a experiência do parto
- Redução da incidência de depressão pós-parto
- Diminuição nos estados de ansiedade e baixa auto-estima
Fonte de referência: http://www.despertardoparto.com.br/