Sexo pós gravidez.

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

Sim… estamos de volta com esse assunto!

Como ainda é difícil falar abertamente sobre sexo, não é? E como as coisas mudam depois da chegada do bebê…

Não devemos nos esquecer que antes de pais e mães somos um casal, e que esse lado não pode ser deixado! Quanto mais em sintonia estivermos, mais em sintonia a família irá caminhar!

Sabemos que a trajetória é longa. Que existem fases mais complicadas e que tudo passa. Mas devemos ficar atentos nesse momento de maior sensibilidade, para inclusive, fortalecer a união do casal! Afinal, os filhos crescem e vão embora e o casal fica, muitas vezes como estranhos no ninho!

[embedyt] http://www.youtube.com/watch?v=HNB05EGPkfU[/embedyt]

Encontrei umas dicas muito legais na REVISTA CRESCER, que podem ajudar quem está passando por essa fase!

Conversem

Perguntem um ao outro algo como “como você está, meu amor?” ou tentem quebrar o silêncio de alguma forma.

Ouçam

Desliguem todos os aparelhos eletrônicos (isso inclui TV, celular, tablets) durante uma noite inteira.

Mudem de ambiente

Saiam de casa se ela já se tornou um campo de batalha. Marquem um encontro depois do trabalho (pedir para a avó, amiga, babá ficar mais uma ou duas horas a mais com o bebê já faz diferença). Experimentem jantar num restaurante diferente ou dar uma caminhada na praia.

Troquem de papéis

Se vocês sempre fazem as mesmas tarefas e estão cansados delas, troquem de lugar durante uma semana. Ele faz o jantar e ela organiza os documentos, por exemplo.

O que posso fazer por você?

Uma atitude proativa deste tipo é uma das melhores coisas que podemos fazer pelo nosso casamento.

Não é hora de discutir a relação

Muitas vezes, o cansaço é tanto que há casais, com bebês pequenos, que acreditam que o problema está no relacionamento entre eles. Em alguns casos, o que está faltando mesmo para renovar as energias é uma boa noite de sono.

Faça um esforço para enxergar bom humor nas coisas

Ele, aliás, é a primeira coisa que perdemos quando estamos no limite. Mas vale lembrar que temos duas opções quando o bebê vomita na nossa camiseta limpa: rir ou chorar. Como já estamos fartos de tanto choro, por que não tenta rir?

Peça ajuda

É fundamental ter ajuda nessa fase, seja ela remunerada ou não. Sem dúvida, vocês conseguem dar conta de tudo sozinhos, mas por que arriscar ficarem loucos ou se divorciarem se há outras opções?

Resista

Precisamos lutar contra a vontade de fazer tudo sozinhas. Seu companheiro é pai e é importante dividir as tarefas com ele. Bom para você, bom para ele e melhor ainda para o bebê.

Ajudem-se

Acordar diversas vezes durante a noite para amamentar é enlouquecedor. Levar o bebê até a mãe, colocá-lo para arrotar e depois levá-lo de volta ao berço são tarefas simples que o pai pode fazer, e é um grande alívio às esposas.

Sejam carinhosos

Tanto homens quanto mulheres sentem falta dos pequenos gestos de intimidade, como abraços e beijos, que desapareceram junto com o sexo depois da chegada do bebê. Retome o romantismo.

Uma noite só para vocês

Quantas vezes já ouviram esse conselho? E quantas vezes o seguiram? Se não der para arcar com uma babá, combine com um casal de amigos para que, de vez em quando, uns cuidem dos filhos dos outros. Os “encontros” podem até acontecer na sua própria casa. Duas velas, uma toalha de mesa, uma garrafa de vinho, todos os aparelhos eletrônicos desligados e nenhuma criança acordada: isso já é um encontro romântico (a comida pode ser encomendada).

Uma escapada, sempre que possível

Quanto maior a distância (física e mental) entre vocês e seus filhos, melhor é o sexo. Viajar nem sempre é fácil, mas vale a pena. Viajem juntos no fim de semana, só vocês dois, umas duas vezes por ano.

Marquem na agenda

É preciso admitir: a época do sexo espontâneo, do tipo “agora mesmo, na mesa da cozinha”, acabou. Se vocês querem uma relação sexual de qualidade é preciso planejar.

Aprenda a deixar coisas de lado

Aff… É difícil, mas é necessário. As “mães preguiçosas” fazem mais sexo. Elas têm energia para isso. Quando o assunto é casa, faça o mínimo possível. Você pode ter uma casa apresentável com muito menos esforço. Entre fazer um belo jantar e fazer sexo, talvez possamos optar pelo sexo de vez em quando.

Gabi

Bacharel em Teatro, Licenciada em Teatro-Educação e Pós-Graduada em Arte Integrativa, encontrei na maternidade as respostas para as minhas inquietações e angustias! A FAMÍLIA vai ser sempre meu maior aprendizado!