7

Vida sexual após o nascimento do bebê

57 Flares Facebook 52 Twitter 1 Google+ 3 LinkedIn 1 Pin It Share 0 57 Flares ×

Depois de meses de preparação, finalmente o bebê chegou. Vocês se prepararam pra tudo! Prepararam o quarto, o enxoval, se conectaram ao máximo e agora tem um lindo bebê nos braços! Mas o tempo continua a passar, depois de um turbilhão de emoções que são vivenciados nos primeiros dias, aos poucos as coisas se acalmam e é hora de retomar a vida normal, trabalho, casa, amigos, até é possível começar a pensar novamente em uma vida social, mas e o sexo? Como fica a vida a dois depois do nascimento do filho? Retornar a vida sexual nem sempre é tão fácil quanto se pensa…
Tecnicamente, os médicos recomendam que a mulher aguarde 40 dias, o equivalente a seis semana, para retomar a vida sexual, porém, existe uma grande diferença entre estar pronta para o sexo fisicamente, do que estar pronta psicologicamente para voltar a atinfertilidad-vida-sexual (1)iva, já que muitas mulheres se sentem inseguras em vários aspectos: existe o medo de sentir dor, a insatisfação com as novas formas do corpo, o cansaço da nova rotina ou simplesmente a falta de vontade para praticar sexo, o que muitas vezes faz disso um período bem complicado para alguns casais… Contudo, sabemos que nem todos retomam a vida sexual logo que o prazo acaba.
Algumas mulheres se culpam por não terem esse desejo de imediato ao termino do famoso resguardo, mas vale lembrar que, há um aumento do hormônio prolactina (responsável pela produção de leite materno) que leva a diminuição do desejo sexual. O retorno a vida sexual, não deixa de ser novamente como a primeira vez, por isso homens, sejam extremamente delicados, respeitem o tempo de suas mulheres, e obviamente se doer, Pare!
Vocês dois passaram por uma enorme mudança de vida, estão se apaixonando por uma nova pessoa, fruto dessa relação, esse é um processo cansativo e encantador para ambas as partes. Vale ressaltar que esse período de “crise” não é exclusividade da mulher, alguns homens também tem suas dificuldades após o nascimento do bebê, alguns associam essa maternidade a pureza e faz com que eles enxerguem a sua esposa como santa, tornando-a um ser “intocável”! Não é raro também, os que se sentem abandonados por suas mulheres, diante da dedicação ao recém-nascido.
Esse é um período que exigirá cumplicidade e diálogo, para que ambos falem sobre os seus sentimentos e até receios. Lembrem-se que a penetração não é a única forma de prazer sexual do casal, nessa fase elogios podem fazer verdadeiros milagres! Coloque-se no lugar do seu parceiro (a), esse é um novo recomeço, então o romance pode ser a chave de tudo. Momentos de carinho, beijos, abraços e aconchegos (por menores que sejam) certamente irão ajudar ao retorno de uma vida sexual, ativa e saudável. Com paciência e carinho tudo se resolve, até mesmo as muitas interrupções que irão acontecer são contornáveis, o importante é não desistir de retornar aos momentos a dois… Pode parecer impossível, mas não é! Então, experimente tentar 😉

Willa Marques

Psicóloga que virou mãe, mãe que por acaso é psicóloga! Apaixonada pela psicologia, descobri um mundo totalmente novo diante da minha maternidade! Amo o que faço, mas sem dúvidas o meu melhor papel é ser Mãe do Eric!

7 Comentários

    • Ola..Oiá eu aqui pela primeira vez gostaria de parabenizar vcs pelo blog já sigo vcs em outras redes sócias mais só hoje vim conhecer o blog.
      Bom vamos lá adorei esse tema por que tenho uma filha de quase 2 anos de idade e depois q tive ela minha vida e vontade sexual mudou muito me sinto cansada desanimada converso bastante com meu marido ele diz q me entende mais sei que deveria ter uma vida sexual mais ativa pq sou nova ainda tenho 23 anos e 3 anos de casada e 7 anos ao todo juntos sera que depois de um filho(a) a vida muda pra sempre em relação ao sexo ou eu que estou muito mole mesmo as vezes acho que me anticoncepcional tbm me ajuda a me dar Menas vontade sei lá gostaria de uma opinião de vcs!!
      Beijoss!!!arazam no tema!!!

      • Querida Mayara, é aconselhável que você faça alguns exames de sangue para ver se tudo está bem com os seus níveis hormonais. Caso estejas tomando anticoncepcional. é necessário averiguar a influência dele na sua vida sexual, pois existem algumas pílulas contraceptivas que devido ao tipo de hormônio causam redução do desejo nas mulheres, por isso fale com o seu médico e veja se não será esse o motivo do seu problema e tentem trocar por um contraceptivo que te faça sentir bem!
        Mas vale ressaltar que fatores externos podem influenciar diretamente na sua libido, como por exemplo, o cansaço de cuidar de um bebê e de trabalhar, ou muitas mais tarefas em casa para fazer, a relação de si mesma com o seu corpo psicologicamente porque ele se altera na gravidez e depois dela. É importante que tenhas cumplicidade com o teu esposo nesse momento, converse com ele o que estais sentindo, para que encontrem juntos soluções: pode precisar de mais ajuda nas tarefas de casa, agora que têm mais uma pessoa de quem cuidar, de modo a sentir-se menos cansada; pode pedir ajuda a familiares ou amigos para que encontrem um tempo só para os dois, para namorar, ir ao cinema, jantar fora; marquem semanalmente momentos em que se dediquem um ao outro, por exemplo, quando o bebê estiver a dormindo, para que recuperem o espaço de intimidade que tinham antes. Apesar das dificuldades, com algumas mudanças é possível preservar a vida do casal. Boa sorte!

    • Olá Iara! Fico muito feliz que tenha gostado. Gratidão pela sua presença. Bjs

  1. Excelente texto! esclarecedor e perfeito pra ler com o marido. Sem dúvidas eh uma fase de muitas mudanças e adaptações e ter a compreensão do companheiro eh fundamental.

    • Fico muito feliz com a identificação de vocês, Priscila. Bjs e grata pela sua presença aqui!

  2. Muito bom o artigo! O melhor método de sedução através de somos nós que fazemos, sem crenças limitantes e aprimorando com dicas como essas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *