2

Valores e Família – A eficácia do nosso exemplo

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

Quais os valores que você quer transmitir para seus filhos? Já parou para pensar nisso?

Antes de responder a essa questão, existe uma que é primordial sabermos antes de pensarmos em como devemos transmitir bons valores as crianças. Essa questão é: Você conhece os seus valores?

Valores é tudo aquilo que faz parte de sua essência, ou seja, tudo aquilo que é importante e indispensável em sua vida. E os valores direcionam as nossas escolhas, e nossas escolhas determinam nosso futuro.

Para ensinarmos valores primeiro devemos descobrir quais são os nossos, de forma a sermos congruentes com nosso discurso e nossa postura.

Por exemplo, você diz para seu filho que não deve brigar com os coleguinhas na escola e nem falar palavrão, mas você xinga no trânsito, briga com seus amigos e cônjuge na frente da criança.

As crianças são muito observadoras, elas aprendem imitando as pessoas ao seu redor e principalmente os seus pais seja repetindo palavras, ações e atitudes. Falar uma coisa e fazer outra confunde e distorce valores importantes para as crianças e os pais devem ser a base principal dessa construção pois dessa forma eles terão referência do que é importante e não se deixaram influenciar tão facilmente quando estiverem em contato com outras pessoas e situações diferentes de sua realidade.

Para descobrir quais são os seus valores, existe uma técnica muito simples que você e seu companheiro(a) podem praticar para alinhar valores e ensinar aos seus filhos.

Faça uma lista com pessoas, momentos especiais, objetos importantes, comida favorita, lugares favoritos. Coloque nessa lista tudo o que é muito importante para você.

Em seguida, descreva o que cada uma dessas pessoas, objetos, momentos, lugares, comidas trazem de bom pra você, quais as emoções, sensações que elas agregam a sua vida, por que são importantes.

Exemplo:

Meus pais – O que me trazem de bom? Amor, segurança, conforto

Viagem a Campos do Jordão com marido – O que me traz de bom? Alegria, prazer, parceria

Comida favorita é lasanha de berinjela – O que me traz de bom? Prazer, conforto, satisfação

Não tem problema repetir as palavras, o mais importante é saber o que é importante e essencial para você.

 

O próximo passo é listar todas as palavras que você linkou com a lista anterior. Usando o meu exemplo, as palavras seriam:

– Amor

– Segurança

– Conforto

– Prazer

– Alegria

– Parceria

– Satisfação

 

Faça um ranking decrescente começando pelo menos importante e terminando com o mais importante. Vamos ver como fica, usando novamente meu exemplo:

7 – Satisfação

6 – Conforto

5 – Prazer

4 –Alegria

3 – Amor

2 – Segurança

1 – Parceria

 

Os três primeiros são seus valores essenciais. Com base nesses valores, faça uma análise de quanto eles estão presentes em sua vida, você está conseguindo coloca-los em prática? Está dando a devida atenção a eles ou está passando por cima deles? Um bom sinal de que estamos passando por cima de nossos valores são nossos sentimentos.

Se você está se sentindo angustiada, incomodada com pessoas e situações sem ter motivos aparentes, desanimada, desmotivada, triste, atenção! Algum valor está sendo ferido.

Quanto mais consciência você tiver em relação aos seus valores, mais incorporado eles estarão a sua vida, suas atitudes e com isso seu exemplo será uma inspiração positiva para seus filhos, pois eles aprenderam na prática bons valores que formaram seu caráter e definiram suas escolhas no futuro.

O dramaturgo teatral Bertold Brecht tem uma frase inspiradora que quero compartilhar com vocês. Diz ele: “Eu acredito na eficácia do exemplo”.

Eu também acredito, a mudança começa sempre por nós. Espero que a descoberta de seus valores transforme sua jornada como mãe, sendo exemplo de inspiração a seus filhos. E sim, você é muito mais inspiradora e especial do que imagina!

Muito amor pra vocês!

Beijo Grande

Adriana Cubas

2 Comentários

  1. Ola Casal que tanto admiro no youtube, já li vários posts mais é o primeiro que comento, achei muito interessante essa questão de listar nossos valores, mais na verdade pra mim é muito coisa de momento (fases da vida que passamos), uma coisa que sei que valorizo muito e sempre é a família sempre unida, sou filha de País separados e fui criada num ambiente de muitas discórdias, hoje com 27 anos, casada há 5 e Mãe de uma linda menina de 3 meses, quero passar pra ela que o amor e respeito devem estar sempre em primeiro lugar em nossas vidas! Adorei o post e gosto muito da forma como criam a Manuh e me inspiro em diversos aspectos, como sempre digo criar um filho é um jogo de erros e acertos. Beijo enorme e Sucesso ao blog.

  2. Adorei o post, realmente vemos uma mudança de valores nas pessoas e sociedade. E na escola, isso fica mais agravante, pois os valores são diferentes e precisamos respeitar as diferenças para uma melhor convivência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *