9

Fonoaudióloga: apaixonada pelo comunicar e pelo cuidar!!!

1 Flares Facebook 1 Twitter 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 1 Flares ×

Olá pessoal!!!

Sou a Sheila, tenho 28 anos, gaúcha, fonoaudióloga,  dinda do Vitor (4 anos) e mãe do meu filho de quatro patas, o Átila.

Sempre fui apaixonada pelo ser humano, pela sua comunicação, pelas suas diferenças, mistérios e pela sua capacidade de superação. Juntando tudo isso, sabia que precisava trabalhar na área da saúde. Ahhhhh…esqueci, também sou Técnico em Enfermagem.

Falando da Fonoaudiologia, é uma área relativamente nova (30 aninhos), responsável pelos distúrbios da comunicação humana, abrangendo desde a audição, amamentação, linguagem, voz, motricidade orofacial…em todas as fases da vida. Assim todos podem se beneficiar com a Fono (mais fácil de lembrar!!!) porque vai desde a prevenção até a terapia.

Vamos trabalhar juntos???? Mande suas dúvidas, sugestões e até as críticas, elas são sempre bem vindas!!!

e-mail: shedago@hotmail.com

Nos vemos em breve!!!!

Sheila

9 Comentários

  1. Tenho um filho que tem 5anos e ele está com dificuldades com fonemas, o que eu posso fazer para ajudá.Ele já tá tendo dificuldades na escola na leitura.bjs

    • Olá Janaina, tudo bem? Existe alguns tipos de dificuldades com os fonemas, trocas ( pato por bato), omissão (banana por anana), entre outros. Sugiro que você procure uma fono para uma avaliação completa, até mesmo porque geralmente as dificuldades na fala refletem na escrita, o que parece ser o caso.
      Aos 5 anos consideramos que a criança já tenha adquirido todos os fonemas. Sugiro que não aguarde muito tempo para essa avaliação, Ok?
      Qualquer dúvida, estou a disposição!
      Abraços

  2. Nossa tô impressionada por essa área ser tão nova, a minha idade! Sou mais nova apenas dois anos
    (achei importante enfatizar rs!)
    Mas o fato é que como uma área tão importante demorou tanto pra surgir e eu me lembro que quando criança quando eu estava na primeira série todas as crianças da escola teve consulta com fonaudiologa, então a área deveria ter uns dez anos apenas.
    Espero aprender muito com seus posts.

    • Olá Daiane, tudo bem? Pois é….a fono é uma jovem adulta! Ashuhusa
      Também lembro de fazer audiometria na escola, mas não de ter uma fono na minha escola. O que acontece que a fono possui 30 anos de regulamentação, antes disso profissionais atuavam na área, uns até mesmo com outra formação.
      Que bom que se interessa pela área, ela é mesmo fantástica!!! Espero ajudar e muito….Se tiver alguma sugestão de assunto, será muito bem vinda!
      Abraços

  3. Oiiii!!! eu tenho um filho de 3 anos e 6 meses, ele fala muitas palavras e forma frases pequenas, mais comparando com as criança da sala dele na escola ele é o que tem mais dificuldade de falar. Levei ele numa fono há uma ano atras ela falo que está tudo bem com ele , que ele é dengoso , o pediatra mando eu espera até 4 anos, pois ele entende tudo e fala algumas coisas,
    Mais estou preocupada moro no interior e tem poucas fonos na minha cidade.
    ele não consegue fala o S , exemplo /; Sapo ele fala papo
    queria uma ajuda algo q possa estimular ele

    • Olá Elaine, tudo bem? As trocas na fala são mais comuns do que imaginamos, mas não são normais. É importante sabermos que existe uma idade para a aquisição de cada fonema ( som de cada letra) e a aquisição final ocorre em torno dos 5 anos, mas é importante se avaliar as trocas o mais cedo possível, pois assim pode se ver o que realmente está acontecendo, porque está troca está acontecendo. Na minha opinião aguardar até 4 anos não é o mais adequado. Sugiro que você procure outra fono para fazer uma avaliação, ela poderá te orientar sobre as condutas. Ah….quanto a ele ser dengoso, pode ser uma possibilidade, mas só quando todas as outras forem descartadas, Ok ?
      Qualquer dúvida estou a disposição! Abraços…

  4. Oiii Sheila!!
    Meu Deus, estou felizassa com a participação de uma Fono no canal!!
    Estou no quarto ano de Fonoaudiologia (Unesp/Marília), e passei a amar a Fono depois que comecei a fazer por acaso, sabe??
    O que mais gosto na Fono é linguagem infantil, mas gosto de tudo um pouco!!
    Estou super ansiosa para ler as suas postagens *—*
    Amo o canal Tiago e Gabi, Eles são de mais!! Manuh é linda!! (não poderia deixar de falar haha)

    Super beijo e sucesso para todos do Blog <3

    • Olá Camila!
      Eu que fico super feliz com seu comentário…sou super apaixonada pela fono e, também entrei por acaso…
      Espero que possamos aprender juntas, a fono precisa disso!
      Sucesso nessa caminhada com a fono…Se precisar de algo, só chamar!
      Quanto ao Tiago e Gabi..antes de parceira, sou super fã! Manuh? Lindíssima
      Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *