1

Dia Mundial da Amamentação!

2 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 LinkedIn 1 Pin It Share 1 2 Flares ×

Oi pessoal!

Hoje é o dia mundial da amamentação e, como vocês sabem, esse é um tema muito importante pra mim.

Antes de ser mãe não via a amamentação com “bons olhos”. Não entendia as necessidades dos bebês e sempre que via um bebê maior de 6 meses mamando achava “um absurdo”. A questão do aleitamento materno não é somente biológica, mas é histórica, social e psicologicamente delineada.

Minha geração foi a “geração leite em pó”. As informações existiam, mas não eram tão acessíveis. As redes de apoio muito menos. Foi a primeira geração (em grande massa) de mulheres que trabalhavam fora, então para não sofrer com o desmame precoce (é considerado pela OMS desmame precoce, a retirada do leite materno antes dos 2 anos) foram se criando mitos sobre o leite materno. Coisas do tipo: “seu leite é fraco” “seu filho passa fome” “amamentar depois dos 9 meses é uma relação sexual mal resolvida entre mãe e bebê” e daí por diante.

Não é a toa que, assim como paramos de acreditar que somos capazes de parir, também passamos a acreditar que somos incapazes de alimentar nossos filhos. Tudo foi criado para facilitar nossas vidas e, para assim, termos condições de voltar a nossa antiga rotina o quanto antes. Mas que antiga rotina? A rotina mudou. A vida mudou. Essa cobrança por voltar “à vida”: ao corpo ideal, à vida social, ao trabalho, é irreal. Uma cobrança a mais para uma mulher que está desempenhando o papel mais difícil de sua vida, passando por um turbilhão de sentimentos e questionamentos. É injusto!

Amamentar não é só alimentar seu filho. É criação de vínculo. É segurança, carinho, troca. Mas acima de tudo, é informação. Por isso, informe-se! Precisamos parar de disseminar falsos tabus.

Beijocas e até a próxima!!

Gabi

Bacharel em Teatro, Licenciada em Teatro-Educação e Pós-Graduada em Arte Integrativa, encontrei na maternidade as respostas para as minhas inquietações e angustias! A FAMÍLIA vai ser sempre meu maior aprendizado!

Comentários

  1. Oi gente, primeiramente parabéns pela família linda de vcs <3 .. tô aqui pra perguntar algo, sobre o nome das meninas, vcs escolheram pensando no sobrenome? Quando for mãe, se eu tiver uma menina, vai se chamar Bela, mas não acho q está combinando com o sobrenome Klein Rodrigues. Vcs acham bobeira pensar nisso? Um beijo amo vocês <3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *