3

Dia da festa dos pequenos: Diversão ou trabalho?

127 Flares Facebook 127 Twitter 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 127 Flares ×

Você já ouviu falar que “festa boa, é festa dos outros?!”

festa_infantil

Essa é uma frase muito recorrente, pois preparar a festa dos pequenos não é uma tarefa que podemos chamar de rápida e simples. Até mesmo no momento da comemoração, alguns pais estão tão cansados e preocupados que não conseguem curtir a festa. Têm que recepcionar os convidados, observar se todos estão bem servidos, verificar se os fotógrafos não esqueceram de tirar aquela foto especial da bisavó, conferir se o número de lembrancinhas será suficiente e ainda ficar correndo atrás da criança e se certificando de que ela aproveitará a própria festa. Com tudo isso, não sobra tempo nem de comer alguns salgadinhos ou de sentar para descansar. Enfim… para alguns, parecem mais horas de trabalho do que horas de festividade.

Segue abaixo algumas dicas que podem ajudar você a ter menos trabalho durante a festa:

– Tente manter a rotina da criança o mais normal possível. Caso tenha que deixa-la com alguém para que você cuide dos preparativos da festa, deixe-a com a pessoa de costume e certifique-se de que a criança descanse e se alimente bem. Assim ela não ficará cansada e irritada no momento da festa.

– Leve uma roupa extra para a criança fazer uma troca caso seja necessário. No caso dos pequenininhos, pode ocorrer algum acidente com a fralda. No caso dos maiorzinhos é comum se sujarem de suco ou chocolate. Além disso, se for um bebê, depois das fotos é recomendado que o deixe com uma roupinha o mais confortável possível.

– Telefone para todos os fornecedores e prestadores de serviço no dia anterior e certifique-se de que está tudo certo. Marque as entregas (bolos, doce, enfeites etc.) para o mais cedo possível para evitar imprevistos.

– Deixe o mínimo de tarefas possíveis para o dia da festa. No dia anterior, já deixe as roupas prontas e adiante o que puder no salão de beleza. Faça as unhas e adiante o cabelo (já pode deixa-lo escovado para, antes da festa, só modelar rapidamente, por exemplo). Dessa forma, você poupará um tempo preciso em um dia tão corrido.

– Delegue funções. Você não vai conseguir fazer tudo sozinho(a). Peça ajuda para buscar o que for necessário, encher lembrancinhas, arrumar o local etc. No momento da festa, pode pedir a alguém próximo para ajudar a servir (se for em um buffet, a verificar se estão todos bem servidos) e a olhar o(a) aniversariante. Solicite a um parente (mãe/sogra de preferência) que represente você e ajude a dar atenção aos convidados.

–  Converse com o fotógrafo antes do início da festa. Diga quais são as pessoas que deseja que sejam priorizadas e qual estilo de fotos deseja.

– Disponibilize atrações adequadas à idade das crianças. Desde folhas e giz para colorir, brinquedos de playground, jogos ou até mesmo a presença de um animador. Se fizer uma festa infantil sem atrações direcionadas, certamente terá crianças correndo entre os convidados, mexendo na decoração ou pegando os docinhos antes da hora.

Feito tudo isso, é mais provável que você aproveite mais a festa e até consiga comer um pedaço de bolo sentada(o)!

Você tem mais alguma dica? Escreva aqui nos comentários para nós!

Poliana Taitai

Bacharel em Direito, publicitária, festeira e empresária! Depois de anos dividindo meu tempo entre o Direito e a publicidade, quando me tornei mãe decidi encarar um novo desafio: criar minha filha entre papéis coloridos e fitas de cetim! Hoje sou a responsável pela Taitai Convites e Lembrancinhas, um antigo sonho meu que agora realiza o sonho de muitas mamães!

3 Comentários

  1. Adorei as dicas, fazem muito sentido e se executadas os pais e a criança aproveitarão melhor a festa.

  2. Estou fazendo a festa da minha filha.. A primeira fez e estava no mesmo drama da Gabi no primeiro aninho da Manuh. Já estava começando a surtar bem antes do tempo, já que a festa é em dezembro. Como estou em casa direto decidi por fazer algumas coisas pra dar aquela economizada. Mas gente é uma loucura rs ainda mais agora que minha Alice começou a escalar tudo, engatinhar em todo canto rsrs. Essas dicas serão super úteis.. Confesso que como é a primeira festa ainda estou bem perdida rsrs..Já dei print na tela pra não esquecer dessas dicas ótimas!!! Amei!! Salvouu!!!

    • Olá Carine! A primeira festa geralmente é sempre a que dá mais trabalho! rsrsrs O segredo para não se estressar muito é não se cobrar tanto ou criar expectativas impossíveis. Pense que não é o fim do mundo se algo fugir do previsto. Tudo bem se o bebê chorar na hora da foto, se o bolo não ficou como você imaginava ou se um convidado pegou mais lembrancinhas do que o previsto… Essas coisas nos fazem perder a cabeça mas tente levar tudo com bom humor e se divertir! rsrsrsrs
      Se pudermos ajudá-la de alguma forma, se tiver alguma dúvida, é só dizer! Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *