2

Como ter consciência e equilíbrio com a Roda da Vida

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

Geralmente quando nos perguntam: Se você pudesse mudar alguma coisa em sua vida, o que seria? ”. A resposta para essa pergunta, na maioria das vezes é TUDO.

Sempre achamos que nossa vida poderia ser diferente, mais quando pensamos em mudar vem o medo e a insegurança de não saber ao certo por onde começar. Mas para mudarmos antes de mais nada precisamos ter consciência de quais são as áreas de nossa vida, como elas interagem e como podemos identificar qual área precisa de mais atenção de forma que possa influenciar positivamente nossa vida como um todo.

Uma das ferramentas mais conhecidas e usadas nas sessões de coaching, a Roda da Vida, promove essa consciência nas principais áreas de nossa vida. Através da Roda da Vida, fazemos um mapeamento estruturado das principais áreas da vida, de forma que você enxergue os altos e baixos de sua vida hoje e como isso está influenciando em suas escolhas no dia a dia.

Além disso, A Roda da Vida nos ajuda a definir o grau de satisfação nas áreas de nossa vida e a partir daí definirmos qual será a meta para promover a mudança, analisando como irá refletir nos demais aspectos de nossas vidas.

Como funciona?

A Roda da Vida é dividida em 4 partes que simbolizam as principais áreas da vida:

PESSOAL

– Saúde e Disposição

– Desenvolvimento Intelectual

– Equilíbrio Emocional

PROFISSIONAL

– Realização e Propósito

– Recursos Financeiros

– Contribuição Social

RELACIONAMENTOS

– Família

– Desenvolvimento Amoroso

– Vida Social

QUALIDADE DE VIDA

– Hobbies e Diversão

– Plenitude e Felicidade

– Espiritualidade

roda-da-vida

 

Para cada área é atribuída uma numeração de 0 a 10, onde 0 significa totalmente insatisfeito e 10 totalmente satisfeito. Refletindo sobre sua situação atual, que nota você daria para cada área de sua vida?

É fundamental ser muito honesto com você, reflita em cada área e veja se realmente ela está equilibrada, se você está tendo alegria e satisfação, ou se não está tão bem quanto você desejava.

De a nota de 0 a 10, de forma que você preencha os espaços. Por exemplo, você colocou nota 6, pinte o espaço que ficou de 0 a 5. Conforme você for pontuando e preenchendo os espaços, ao final do exercício a roda se transformara em um gráfico onde será visível como está o movimento de sua vida neste momento.

roda_da_vida_preenchida

Em seguida avalie quais foram as áreas com pontuação mais alta e as áreas com pontuação mais baixa. Escolha 3 áreas – independente da pontuação – para começar a mudar. Importante dizer que na Roda da Vida você não necessariamente precisa mudar tudo de uma vez, você pode começar aos poucos. A mudança e melhoria dessas 3 áreas pode influenciar positivamente as outras áreas.

Analise também como as áreas com pontuação mais alta podem te ajudar a melhorar as outras áreas com pontuação mais baixa.

O último passo é definir quais as ações que você fará para que as mudanças aconteçam. E defina também um prazo para elas acontecerem, quando colocamos um prazo nós já estamos de uma certa forma concretizando a realização de nossas metas não deixando no “ar” quando elas poderão acontecer.

Ter consciência, entender o que precisar mudar e estabelecer ações de mudança fazem a Roda da Sua Vida girar na direção de sua felicidade.

Muito amor pra vocês!

Beijo Grande!

Adriana Cubas

2 Comentários

  1. Adoro vcs!!!
    Desse FDS não passa, vou fazer minha roda. Está fogo, tenho que evoluir em muitas coisas.
    Obrigada pela dica.
    Bjs nos três!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *