1

Como estimular os 5 sentidos durante a gravidez

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

Oi gente! tudo certinho por aí?

Você já parou para pensar que durante o seu dia a dia vocês estimula o tempo todo os 5 sentidos sem perceber, mas se perdesse qualquer um deles faria MUITA falta!
Já se imaginou sem audição? Visão? Paladar? Tato? Olfato?

Já é natural, automático, para nós adultos todos esses sentidos, mas para o bebê quando nasce é uma nova descoberta cada cheiro que sente, textura que toca, diferentes tons de cores e de luz, dia e noite, o gosto do leite que muda de acordo com a alimentação da mamãe e claro músicas, vozes, cachorro latindo…
Tudo é delicioso, tudo é novidade!

Para que cada experiência seja vivenciada de forma mais efetiva pelo bebê nascido é importante desde a gestação estimular cada um deles!!! É mais fácil do que você imagina!

Tato
O bebê sente a pressão feita pelas mãos no momento que você massageia a barriga, passeie a mão por toda a sua barriga aumentando e diminuindo a pressão em pontos diferentes, seu bebê vai adorar!
Aproveite o momento e converse bastante com o seu bebê.

Paladar
Através das papilas gustativas que são desenvolvidas com 8 semanas de gestação o bebê consegue sentir o gosto da dieta alimentar da mãe.
O bebê engole o líquido amniótico, consegue distinguir doce, salgado, amargo…
Por isso é bom estar atento sempre na dieta, acostume o paladar dele com frutas e legumes desde a gestação, será muito mais fácil a aceitação desses alimentos depois quando chegar a hora de iniciar a alimentação do pequeno.

Olfato
Assim como no paladar é através do líquido amniótico que o bebê sentirá o odor  e esse será também fornecido pela dieta alimentar da mamãe. Quando nascer irá procurar pelo cheiro do leite materno.

Visão
Sensível a luz o bebê pode iniciar o aprendizado do dia e da noite já no útero da mãe.
Brincar com uma lanterna passando por toda a barriga irá divertir o bebê!

Audição
Esse é o sentido mais fácil de trabalhar, você pode e deve conversar muito com o bebê, colocar músicas para ele escutar, cantar para ele, ler histórias…
Além de desenvolver a audição o vínculo entre mamãe e bebê se estabelece, aproveite e convide o papai, avós, e quem mais você quiser para participar desses momentos!

Eu fiz um vídeo no meu canal onde também explico as técnicas que podemos utilizar durante a gestação, vou deixar aqui para vocês assistirem se interessar!

Não esqueça nunca que o vínculo de amor é estabelecido pelas experiências que vivemos e compartilhamos com aqueles que amamos.
BeijO* da Mandi

(leia também sobre o que é a psicoembriologia e como aplicá-la)

Mandi Ribas

Comentários

  1. Olá Mandi,

    amei o texto, realmente é muito importante desenvolver estes sentidos, e quanto ao paladar é mais do que comprovado que funciona, aqui em casa pelo menos ja notei que a maioria dos alimentos que ingeri em maior quantidade na gravidez, meu filho aceita facilmente e gosta muito!

    bjão
    Bianca Santoro
    http://biancasantoro.blogspot.com.br
    Instagram:@donadecasaporopcao
    Snapchat:donadecasaporop

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *